quinta-feira, 22 de março de 2012

Texto de Ophir Ribeiro de Sá Junior
"DESIGN – A beleza e o estilo ganham o centro das atenções no mundo de hoje e influenciam a economia, o comportamento e a cultura". Estas são as palavras de abertura da matéria publicada em 26 de Maio de 2004 pela revista Veja.
Diversos segmentos no mercado brasileiro vêm se mostrando interessados em design; a busca pela "perfeição" formal, o belo como componente vital da economia moderna. O valor de uma garrafa desenhada em 1915, que hoje é um ícone no meio do design em todo o mundo, uma força de imagem que usa a estratégia da "parte como um todo" e mesmo sem as assinaturas seus anúncios são reconhecidos; a cor de sua identidade visual é referência no meio gráfico, isso é exemplo da força do design e de uma gestão bem estruturada e permanente. Quando o assunto é design, a Coca-Cola registra sua história.
Em outro segmento a Benetton marcou presença usando o design com a força da imagem, campanhas intensas com placas de outdoor; tendo como tema: "As diferenças"/preconceitos. Em muitos países esta campanha não foi tão favorável à marca devido ao pré-conceito do ser humano. Imagens com padres beijando freiras, negros abraçando brancos, conotações homossexuais, no entanto, esta trajetória marcou a história da empresa, tornando-a reconhecida no mundo todo.
Com inúmeras possibilidades para estudos e casos consagrados com a aplicação da gestão do design como ferramenta estratégica, este projeto de pesquisa foca e faz uso do segmento de informática. Não menos clássico que os exemplos já apresentados o nome de Steve Jobs se destaca no meio do design. Com a vida embasada na gestão do design, o idealizador e fundador da Apple desenvolveu a empresa e em 1985 acabou por ser expulso pelos sócios, devido a seu comportamento temperamental. Diante de uma crise na Apple em 1997, a empresa o recontratou, Jobs retornou como consultor revolucionando a empresa que retoma o crescimento, e lança uma inédita linha de computadores, com base na gestão do design elaborada por Jobs. A Apple lançou em 1998 o iMac, diferenciado no design, no posicionamento da marca e ditando novas regras dentro deste mercado, mais um marco no segmento. Em 2001, frente ao movimento da música digital e veiculação de arquivos por meio da internet, Jobs se mostra à frente de seu tempo mais uma vez e cria um aparelho compacto revolucionário, capaz de armazenar grande quantidade de músicas: surge o iPod.
Estes exemplos mostram o design utilizado como diferencial, gerando, como conseqüência, repercussão internacional e sucesso de modo geral para as empresas. No cenário nacional, o posicionamento dos profissionais que atuam com design demonstra que ainda há muito a amadurecer.
Apesar das constatações apresentadas até aqui, observa-se que a profissão relacionada ao design já apresenta dificuldades na sua própria apresentação:"Desenho industrial, comunicação visual, programação visual, projeto gráfico, desenho gráfico (...)São tantos os designativos para a profissão que volta e meia surge novamente à questão de se encontrar um nome único capaz de sintetizar e traduzir o que fazemos. E isso não é nada fácil..."(Strunck – Viver de design).
O trabalho do profissional de design inicia-se no momento de sua apresentação, onde é necessária uma ampla explanação sobre o que faz, para depois oferecer seus serviços, sendo que em muitos casos o "contratante" não compreendeu ainda a sua função; isso dificulta o início da relação e conseqüentemente o trabalho a ser realizado.

Sem comentários:

Enviar um comentário